Antes de darmos início ao nosso texto é importante que você saiba que:
O número de brasileiros que usam a internet continua crescendo: subiu de 67% para 70% da população, o que equivale a 126,9 milhões de pessoas.
Esse dado é parte da nova edição da pesquisa TIC Domicílios, divulgada nesta quarta-feira (28), que afere dados sobre conexão à internet nas residências do país. A pesquisa, feita anualmente pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), é uma das principais no país.
Ou seja 7 a cada 10 Brasileiros, acessam a internet e o número tende a crescer cada vez mais.
Mas afinal, eu preciso de um site?
Uma pergunta que é lançada constantemente ao cyber espaço é exatamente esta: “Todo mundo precisa de um site?”
Bem, a resposta é: depende!
Mas depende do quê? Bem ai que está, uma empresa ou até mesmo um profissional liberal precisa existir digitalmente para poder atingir toda a gama de clientes em potencial e avançar cada vez mais no competitivo mercado, se quiser manter um canal de comunicação direto e exclusivo com seu público e clientes, se você precisa expandir e aumentar suas vendas e seus negócios, ou até mesmo iniciar um novo, você precisa das ferramentas que as tecnologias WEB podem te proporcionar.
Se você ou sua empresa se enquadram ao menos em uma destas afirmações, então sim, você precisa de um site!
A seguir vamos explicar algumas das soluções e porquês de se ter um site e a webOrigami pode conceber para você com velocidade, segurança, design e o profissionalismo de quem tem mais de 20 anos de experiência no mercado de T.I..
– CONFIANÇA NA EMPRESA
Criar um site possibilita que sua empresa tenha maior credibilidade perante o seu público-alvo, garantindo que os clientes notem o seu esforço em possuir um relacionamento no ambiente virtual. Isto proporcionará inúmeras vantagens que ajudarão a instituição a lembrar do porquê ter um site.
Ao contar com um site, a entidade passa ainda mais uma imagem profissional para os consumidores, uma vez que a página na web possui informações relevantes a esses clientes, que consequentemente, exalta a reputação positiva da empresa para seus compradores. A credibilidade começa a ser criada por diversas formas, seja pela importância que a empresa atribui aos clientes, ou até mesmo, aos conteúdos informados em sua página oficial.
– MAIOR EXPOSIÇÃO DA EMPRESA
Quando uma empresa tem a oportunidade de exibir seus produtos e serviços para os consumidores, ela certamente estará em constante “divulgação”, como uma espécie de “vitrine”, funcionando como protagonista, e quando aliada ao uso do marketing digital, servirá como ferramental ideal para que seu negócio possa obter excelentes resultados no espaço virtual, destaca a importância do “site para minha empresa”.
Ter um site possibilita a exposição da sua empresa em qualquer lugar, sem precisar se limitar a aquele espaço físico, que permitirá o relacionamento com diversos púbicos, sem a necessidade de estarem presentes no local específico. Além disso, vale destacar que um site passa maior segurança ao cliente, que pode consultar as informações da organização quando necessitar de seus produtos ou serviços.
– CRESCIMENTO DAS VENDAS
Este tópico responde à pergunta “por que ter um site?”. A partir do momento em que a empresa percebe que as publicações no site oficial são interessantes para o cliente, pode aumentar a credibilidade em relação aos clientes e, como resultado, obter o crescimento das vendas.
Quando uma empresa decide investir em um site, e passa a se dedicar na divulgação de seus produtos e serviços, consegue alcançar clientes diferenciados, fazendo com que as vendas aumentem. Portanto, dê uma atenção maior as descrições dos seus serviços e produtos, e consequentemente, terá atenção dos clientes.
– CONQUISTA DE NOVOS CONSUMIDORES E NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
O conteúdo de um site deve contar com os produtos e serviços oferecidos pela empresa, mas não significa que deva excluir outras formas de divulgação, como, por exemplo, as redes sociais, que são fundamentais para o crescimento dos negócios no espaço virtual.
As Redes Sociais trouxeram diversos benefícios não somente para os usuários, mas também para as organizações, que agora possuem outras maneiras de fidelizarem seus clientes. Contar com um perfil nas plataformas virtuais “obriga” a marca a pensar em conteúdos que sejam realmente relevantes para o consumidor, que o façam a comprar seus produtos, aumentando o número de consumidores. Portanto, utilize o site como um cartão de visita no espaço virtual.
Quais são os tipos de site que existem?
Automaticamente, você pensa “Preciso de um site”, mas antes de tomar a decisão, saiba que existem vários tipos de sites, e quanto mais souber informações sobre cada um, mais fácil será escolher o que se encaixa com a sua empresa.
SITE INSTITUCIONAL
O site institucional é como se fosse o cartão de visitas online da instituição. É aquele que possui o objetivo de divulgar todas as informações da empresa, seus produtos e serviços, serve para empresas comerciais e para as demais para informar seus públicos sobre sua localização, contato, missão, etc.
Ele é ideal para apresentar sua empresa para aqueles clientes que foram indicados por algum amigo, mas ainda não possui todas as informações que deseja. Este tipo de site é aconselhável para aquelas organizações que começaram há pouco tempo no mercado e não contam com conteúdo vasto para publicações.
SITE DINÂMICO
É aquele em que as atualizações podem ser feitas de maneira mais fácil, com conteúdo constante, permitindo um site mais renovado. No site dinâmico, há a inserção das redes sociais, como o Facebook e o Instagram, o que permite uma maior atração para quem for acessá-lo. Nele, existe também postagens com fotos e vídeos, nele é possível incluir um blog, que poderá expandir o número de clientes. Este tipo de site serve para aquelas empresas que querem integrar todo o seu conteúdo às redes sociais e que queiram atrair um público mais ligado as novas plataformas de comunicação.
SITE ONE PAGE
Como o nome já diz, um site de uma página só. Serve para pequenas e médias empresas, que estão começando o seu negócio e ainda não possuem uma variedade de conteúdos para publicar com uma certa frequência.
O one page serve também como uma boa opção para aquelas instituições que trabalham apenas com um tipo de produto, é ideal para empresas que querem atingir um público mais jovem e conectado. Já que a principal vantagem deste tipo de site é a rapidez que ele permite para usuários mobiles, pois não demoram a carregar, nem abrem uma outra página.
LANDING PAGES
São “mini-sites” que servem para capturar LEADS (formar um banco de informações para captação de dados de possiveis clientes) e converter em posteriores vendas. ou até mesmo vender um ou gama de produto(s) e ou serviço(s) expecificos e podem ser trabalhados dentro de um site existente ou a parte.
HOT PAGES OU HOT SITES
Também pode ser chamaddo de “mini-site”, o nome em inglês significa “site quente”, ou seja, geralmente algo pontual com objetivo de aquecer uma ação de marketing.
O Hotsite pode ser composto de uma ou mais páginas que, em síntese, devem ser relacionadas a uma ação de marketing. Esta ação pode ter um tempo de duração relativa a qualquer outra definição do marketing, por exemplo: o lançamento de um produto, serviço, material de conteúdo (e-books, papers), eventos, ações de CRM (Customer Relationship Management), entre outros.
BLOGS
Os blogs são sites fundamentais para aqueles clientes que gostam de se manter atualizado todos os dias sobre as principais novidades da empresa. Eles comumente são incluídos no site dinâmico, assim como as redes socais. Servem para empresas que queiram manter um relacionamento mais informal e criar um laço mais próximo com seu público-alvo e também deixá-lo informado sobre seus novos produtos.
Uma empresa que fizer uso de um blog, deve ter em mente que este tipo de site é ideal para divulgação e marketing empresarial, pois convencem seus clientes de forma menos evasiva, através das famosas dicas.
PORTAIS
Os portais são sites que divulgam qualquer conteúdo, independentemente do tema, neles podem conter informações de política a esporte. Seus conteúdos são publicados de acordo com o interesse do público, para que sejam estimulados a realizarem uma nova visita no site todos os dias. Além do conteúdo, são oferecidos diretórios para outras plataformas, notícias, previsões do tempo, mapas, fóruns, etc. Esse tipo de site serve para empresas que trabalhem especialmente com a divulgação de notícias, e que queiram vender seu conteúdo, fazendo com que o leitor sempre retorne para ‘consumir’ seu produto, como o UOL, G1, Yahoo, dentre outros.
Bem, agora que você sabe mais um pouco sobre sites e tecnologias web, que tal nos enviar um S.O.S pelos nossos canais de comunicação cyber-espaciais e entrar pra nossa tripulação e deixar de ser só mais um nesta vastidão tecnológica que é o cyber espaço! Vem com a gente!